Marília enfrenta um aumento expressivo nos casos de dengue, com a zona norte e a zona sul registrando o maior número de confirmações. Segundo o Informe Semanal dos Agravos de Notificação Compulsória, divulgado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, já são 1.439 casos positivos na cidade.
No entanto, o Núcleo de Informações Estratégicas da Saúde (NIES), do Estado de São Paulo, aponta um número ainda maior: 1.475 diagnósticos confirmados.
Os dados municipais indicam que a zona norte lidera com 190 casos confirmados, seguida pela zona sul, com 177 registros. Os números nas demais regiões são:
- Zona oeste: 92 casos
- Zona leste: 82 casos
- Distrito de Lácio: 6 casos
- Avencas: 5 casos
Os números podem ser ainda maiores, já que os atendimentos hospitalares não foram contabilizados na região de origem dos pacientes.
Os hospitais da cidade também registraram um grande volume de pacientes com sintomas de dengue:
🏥 Prontomed: 567 atendimentos
🏥 Santa Casa de Marília: 233 casos
🏥 Hospital Beneficente da Unimar: 26 casos
🏥 Hospital São Francisco: 29 casos
🏥 Hospital das Clínicas (HC): 12 casos
Além do avanço da dengue, Marília também confirmou o primeiro caso de chikungunya em 2025. A Secretaria da Saúde investiga ainda outros 14 casos suspeitos da doença, que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Com a chegada do período chuvoso, os números podem continuar subindo. A população deve redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito, evitando recipientes com água parada e denunciando focos à Vigilância Epidemiológica.