Em uma noite histórica na Catedral São Bento, nesta sexta-feira (25), a vereadora Fabiana Camarinha (Podemos) entregou o título de Cidadão Mariliense ao bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antônio Cipolini. A cerimônia contou com a presença do ex-prefeito Abelardo Camarinha, além de autoridades religiosas e políticas.
O evento reuniu mais de 500 fiéis, padres e diáconos das 37 cidades que compõem a Diocese de Marília. Natural de Caconde (SP), Dom Cipolini se emocionou com a homenagem e destacou que, em 2025, completará 12 anos à frente da Diocese, liderando comunidades de Marília e região.
“Recebo com alegria e humildade esta homenagem, em nome da Igreja Católica Apostólica Romana. Não é em meu nome que recebo a honraria, mas da Igreja que represento”, afirmou o bispo.
A homenagem foi oficializada pelo Decreto Legislativo nº 1/2025, de autoria de Fabiana Camarinha. Durante a solenidade, a vereadora ressaltou que Dom Cipolini foi nomeado bispo em 2013 pelo Papa Francisco e destacou a importância de seu ministério para a comunidade católica da cidade.
Participaram da entrega o presidente da Câmara, Danilo da Saúde (PSDB), o vereador Delegado Wilson Damasceno (PL) e o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mário Rui Andrade de Moura, que representou o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB).