A partir desta segunda-feira (4), o Ministério da Saúde altera o esquema vacinal contra a poliomielite no Brasil, substituindo as duas doses de reforço da vacina oral (VOPb) pela vacina injetável inativada (VIP). No novo esquema, as crianças receberão três doses injetáveis da VIP aos dois, quatro e seis meses, além de um reforço aos 15 meses, eliminando o uso das gotinhas da VOPb.
A mudança segue uma tendência internacional discutida com órgãos de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), visando reduzir os riscos de poliomielite no país.
Sobre a poliomielite
A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus. Ela pode ser transmitida pelo contato com fezes ou secreções de infectados, sendo mais comum em locais com saneamento e higiene precários. Embora muitos casos sejam assintomáticos, os sintomas podem incluir febre, mal-estar, dor de cabeça e, em casos graves, paralisia dos membros inferiores e meningite.