O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (22) que pretende aplicar novas sanções à Rússia caso Vladimir Putin não encerre rapidamente o conflito na Ucrânia.
Declarações de Trump
Em uma postagem em sua rede social, Trump classificou a guerra como “ridícula”. Ele ressaltou que, apesar de manter uma “boa relação” com o presidente russo e não desejar “ferir” o país, não hesitará em impor medidas mais duras.
“Resolvam isso agora! Ou as coisas ficarão piores. Se não tivermos um acordo, e em breve, eu não tenho outro caminho a não ser aumentar o nível de impostos, tarifas e sanções de qualquer coisa que esteja sendo vendida pela Rússia aos Estados Unidos”, escreveu Trump.
Contexto político
Desde sua campanha eleitoral, Trump vem reiterando sua intenção de colocar fim à guerra na Ucrânia. No entanto, as negociações para um acordo de cessar-fogo ou solução definitiva para o conflito permanecem paralisadas.
Reação internacional
Até o momento, Vladimir Putin não se manifestou sobre as declarações de Trump. O impasse continua sendo uma das maiores preocupações da diplomacia internacional, que busca formas de mediar uma resolução pacífica para o conflito.