O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) realizou nesta quinta-feira (7) uma fiscalização surpresa em unidades de saúde de 12 cidades da região de Marília, incluindo Tupã e Chavantes. O objetivo da ação era verificar as condições de atendimento e infraestrutura dessas unidades.
Ao todo, o TCE-SP inspecionou 441 unidades de saúde em 236 municípios, com a participação de 441 auditores de controle externo. Durante a fiscalização, foram encontradas irregularidades em algumas unidades. Em Chavantes, na ESF do Centro, os auditores encontraram animais no banheiro dos pacientes, falta de acessibilidade e equipamentos armazenados de forma inadequada. Além disso, medicamentos e suplementos estavam guardados em locais irregulares.
Em Tupã, na USF Doutor Antônio Nunes de Abreu Filho, foi observada a falta de recursos de acessibilidade nos banheiros públicos. A fiscalização também passou por unidades de saúde em outras cidades da região, como Arco-Íris, Herculândia, Cândido Mota, Echaporã, Gália, Garça, Vera Cruz, Assis e Maracaí.