Em fiscalização surpresa nesta quinta-feira (7), o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) identificou medicamentos vencidos e problemas estruturais em oito Unidades de Saúde da Família (USFs) de Marília. Entre as irregularidades apontadas estão caixas de esgoto danificadas, mato alto e falta de água em algumas unidades durante a inspeção.
No total, o TCE vistoriou 441 unidades de saúde em 236 municípios paulistas, com 441 auditores distribuídos entre regionais e diretorias na capital. Em Marília, a inspeção ocorreu nas USFs Aeroporto, Jardim Cavallari, Jardim Marília, Lácio, Santa Paula, Três Lagos, Vila Hípica e Palmital. Nesta última, os auditores encontraram situações preocupantes, como entulho, sujeira externa, caramujos africanos e torneiras sem água na sala de coleta biológica.
A ação do TCE-SP também verificou se as providências em relação a irregularidades encontradas na fiscalização de março de 2023 foram tomadas. Essas inspeções, realizadas desde 2016, monitoram a execução de políticas públicas em setores como saúde, merenda escolar, transporte e obras.
Os gestores das unidades fiscalizadas serão notificados para apresentarem justificativas e corrigirem os problemas identificados. Caso as irregularidades persistam, poderão levar à desaprovação das contas municipais.