A duplicação da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), entregue em agosto de 2024 pela concessionária Eixo SP, resultou em uma redução de 28% nos acidentes no trecho entre Marília e Oriente. Nos seis meses anteriores à conclusão da obra, foram registrados 46 acidentes, enquanto no período pós-duplicação, o número caiu para 33 ocorrências.
Melhorias na segurança viária
A diminuição de 68% nos feridos é ainda mais notável, com os casos de vítimas passando de 37 para apenas 12. Diariamente, o trecho recebe cerca de 9 mil veículos, e as melhorias viárias visam proporcionar maior segurança para motoristas e pedestres.
Investimento e infraestrutura
Com investimento superior a R$ 220 milhões, a duplicação dos 19 quilômetros entre Marília e Oriente incluiu diversas melhorias, como:
- Quatro dispositivos de acesso e retorno, localizados nos kms 461+050, 464+060, 465+980 e 474;
- Cinco passagens inferiores, facilitando a travessia segura e reduzindo riscos;
- Duas novas passarelas para pedestres, além da readequação de uma terceira estrutura existente, garantindo maior segurança nas travessias.
Conscientização e prevenção
A Eixo SP também intensificou a conscientização dos moradores sobre o uso das passarelas, por meio de abordagens e distribuição de folhetos informativos em pontos de grande movimentação. Essas ações têm o objetivo de reforçar a segurança de todos que utilizam a rodovia.