A Secretaria Municipal da Saúde anunciou nesta quarta-feira (22) o lançamento de um sistema de comunicação via WhatsApp para facilitar e agilizar os atendimentos do programa Ganha Tempo da Saúde/Zera Fila. A nova ferramenta permitirá o envio de mensagens automáticas e interativas aos pacientes, com a confirmação de consultas pré-agendadas, incluindo data, horário e local do atendimento. O sistema também contará com um breve questionário pré-consulta, auxiliando na triagem e organização dos atendimentos.
“Por determinação do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), criamos esta ferramenta de comunicação que vai facilitar ainda mais a organização dos atendimentos e ajudar, principalmente, os pacientes nos agendamentos dos serviços prestados. O que queremos, mesmo, com este novo sistema, é ganhar tempo no atendimento ao paciente”, destacou Paloma Libânio, secretária municipal da Saúde.
Programa Ganha Tempo da Saúde/Zera Fila
Apresentado oficialmente na terça-feira (21), o programa Ganha Tempo da Saúde/Zera Fila busca reduzir as filas acumuladas de pedidos de consultas, exames e cirurgias. Inicialmente, os serviços ofertados incluem:
- Ortopedia;
- Oftalmologia;
- Otorrinolaringologia;
- Próteses dentárias;
- Exames de raio-x e ultrassom;
- Cirurgias de hérnia e vesícula;
- Densitometria óssea.
“Já autorizamos o agendamento destes serviços, mas todas as especialidades serão atendidas. Em breve, esperamos normalizar os atendimentos. O governo que cuida das pessoas chegou”, afirmou o prefeito Vinicius Camarinha.
Investimento e expansão
O programa contará com um investimento total de mais de R$ 9 milhões, composto por:
- R$ 6 milhões provenientes do governo estadual;
- R$ 2 milhões de recursos municipais;
- R$ 1 milhão oriundo de emenda parlamentar da deputada estadual Bruna Furlan (PSDB).
O prefeito também anunciou a contratação de serviços privados, como clínicas, médicos e hospitais, para atender os pacientes ainda em filas de espera. “As pessoas já começarão a ser chamadas a partir desta sexta-feira (24)”, afirmou Vinicius.
Atendimento integrado e contínuo
De acordo com a secretária Paloma Libânio, o modelo de atendimento será integrado e eficiente: “O paciente passará por consulta e exames, sempre que possível, no mesmo dia. Em casos de necessidade de cirurgia, o agendamento será imediato.”
Com a implementação desse sistema inovador, a administração municipal busca melhorar significativamente o acesso da população à saúde, promovendo maior rapidez e eficácia nos atendimentos médicos.