A Prefeitura de Marília segue promovendo melhorias na área da saúde com a modernização das duas Unidades de Pronto Atendimento da cidade. As obras seguem em ritmo acelerado tanto na UPA Sul, que já está em fase avançada, quanto na UPA Norte, que acaba de iniciar o processo de reforma.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, esteve nos dois locais nesta semana para acompanhar os trabalhos. Na UPA Sul, visitada na quarta-feira (30), ela verificou o andamento das benfeitorias, que incluem pintura das salas, troca da iluminação e ajustes estruturais. A previsão é que a obra seja concluída em cerca de 40 dias.
Já na terça-feira (29), Paloma acompanhou o início da reforma na UPA Norte, que começou pela substituição do telhado, atendendo a uma antiga demanda da população. Segundo a secretária, as melhorias vão seguir em outras áreas do prédio nos próximos dias.
Além das intervenções visíveis, a modernização das UPAs inclui ações estruturais como a substituição do sistema de climatização, pintura completa dos ambientes, adequação de portas para atender critérios de segurança e acessibilidade, aquisição de transformadores e criação de Espaço Kids.
A reestruturação também amplia a capacidade de atendimento, com a instalação de 30 novos leitos de retaguarda para os pacientes, aquisição de cadeiras estofadas para recepção, novas macas, cadeiras de rodas adaptadas e outros itens essenciais para o funcionamento das unidades.
A prefeitura também anunciou a contratação de novos profissionais de saúde, incluindo médicos, e a oferta de transporte por meio de vouchers para pacientes encaminhados ao polo regional de dengue.
Outras unidades de saúde do município, como Toffoli, Vila Barros e Jânio Quadros, também passam por reformas, e novos contratos devem ser iniciados nos próximos dias, segundo a Secretaria da Saúde.