A Prefeitura de Marília aplicou um reajuste de 8,3% no plano de saúde dos servidores públicos municipais, incluindo ativos, aposentados, pensionistas e seus dependentes diretos. A medida foi oficializada nesta quarta-feira (21), com a publicação do aditivo contratual no Diário Oficial do Município.
Firmado com a Unimed Marília em 2022, o contrato prevê atualização anual com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Este já é o segundo reajuste em 2024, após uma correção anterior de 11%. A vigência do contrato vai até novembro de 2025 e o valor inicial era de R$ 26,1 milhões.
De acordo com o documento, além do reajuste com base no IPCA, há possibilidade de um acréscimo técnico caso ocorra desequilíbrio econômico-atuarial no contrato.
A mudança impacta diretamente os servidores que optam pelo plano, já que o valor da mensalidade é descontado da folha de pagamento. A administração municipal arca com 25% do valor correspondente ao plano do titular.
Segundo o secretário adjunto de Administração, José Carlos da Silva, outros órgãos, como o Ipremm, a Amae e a Câmara Municipal, oferecem auxílio saúde para que o servidor escolha e contrate outro plano particular, caso prefira.