O partido La Libertad Avanza (LLA), do presidente Javier Milei, saiu vitorioso nas eleições legislativas realizadas neste domingo (18) em Buenos Aires. Com mais de 30% dos votos, o LLA superou os tradicionais partidos peronista e Proposta Republicana (Pro), consolidando seu avanço na capital argentina.
A votação renovou metade do Parlamento local. Liderado por Manuel Adorni, porta-voz da Presidência, o LLA ficou à frente da lista de Leandro Santoro, apoiada pela oposição peronista, que obteve 27%. Já Silvia Lospennato, do Pro — partido do ex-presidente Mauricio Macri —, ficou com menos de 16%.
Embora o resultado não altere o comando do Executivo da cidade, que segue com Jorge Macri, do Pro, a eleição indicou uma possível mudança no domínio político da capital. O Pro, que governava Buenos Aires há 18 anos, viu sua hegemonia ameaçada.
A disputa local ganhou contornos nacionais, com o próprio Milei participando ativamente da campanha. O presidente busca ampliar a presença do LLA no Parlamento nacional nas eleições de outubro, já que atualmente tem menos de 10% das cadeiras em ambas as casas.
O embate entre LLA e Pro, aliados no plano federal, intensificou-se nos últimos meses. A ministra da Segurança, Patricia Bullrich — que foi candidata do Pro contra Milei nas eleições de 2023 — aderiu recentemente ao partido do presidente, reforçando a divisão.
“Vida longa à liberdade, caramba…!!!”, celebrou Milei nas redes sociais. O resultado fortalece sua tentativa de consolidar o LLA como a principal alternativa ao kirchnerismo, liderado por Cristina Kirchner dentro do movimento peronista.