As secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente e Serviços Públicos darão início, na próxima segunda-feira (24), à operação Cata-Treco no bairro Nova Marília, localizado na zona sul da cidade. O serviço, que inclui o recolhimento de materiais inservíveis, será realizado até o sábado (29), com o objetivo de manter a cidade limpa e reduzir os riscos de proliferação de doenças, como a dengue.
Recolhimento e materiais permitidos
A operação Cata-Treco recolhe itens sem utilidade, como móveis velhos, eletrodomésticos, estofados, pneus e vasos. Entretanto, não são retirados restos de poda de árvores, entulho de construção civil ou lixo orgânico.
Desde que a ação foi lançada, em janeiro deste ano, mais de 100 toneladas de materiais já foram retiradas de diversas regiões de Marília. O serviço, promovido pelo prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), começou na zona sul pelos bairros Costa e Silva e já passou pelos residenciais Toffoli, Vila Real, Parque dos Ipês, Jardim Planalto, Santa Augusta e São Bento. Antes, o Cata-Treco também percorreu bairros da zona leste (Maria Izabel e Cascata) e da zona norte (Aniz Badra, JK e Jânio Quadros).
Orientação para os moradores
O secretário municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mário Rui Andrade de Moura, recomenda que os moradores coloquem os materiais nas calçadas com antecedência para facilitar o recolhimento.
“O serviço acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 11h. Pedimos que os moradores se antecipem e deixem os inservíveis na calçada para agilizar o trabalho e ampliar o atendimento”, explica o secretário.
Combate à dengue e zeladoria urbana
No sábado, será realizado o rescaldo, com equipes verificando e recolhendo materiais restantes no Nova Marília. Segundo o prefeito Vinicius Camarinha, a operação faz parte de um esforço contínuo de manutenção e zeladoria da cidade.
“Nossas equipes estão atuando em várias frentes, cuidando das áreas públicas e promovendo a limpeza urbana para evitar a proliferação de doenças, especialmente no combate à dengue”, destaca o prefeito.
A operação Cata-Treco segue cronograma para atender outros bairros de Marília nas próximas semanas, contribuindo para uma cidade mais limpa, segura e saudável.