Uma segunda turista australiana morreu nesta sexta-feira (22) em um hospital na Tailândia, elevando para seis o total de jovens estrangeiros mortos por suspeita de envenenamento com álcool adulterado por metanol no Laos. As vítimas confirmadas incluem outra australiana, dois dinamarqueses, um americano e uma britânica, de acordo com os governos dos respectivos países.
As mortes estão sendo investigadas e, segundo a imprensa internacional, todas as vítimas participaram de uma festa em 12 de novembro na cidade turística de Vang Vieng, no noroeste do Laos. Conhecida anteriormente pelas festas descontroladas na floresta, a cidade havia se reposicionado como destino de ecoturismo nos últimos anos.
Entre as vítimas estão duas amigas australianas, ambas de 19 anos, que adoeceram no hostel Nana, onde haviam consumido bebidas alcoólicas no bar local. O estabelecimento levou as jovens ao hospital no dia 13 de novembro, mas ambas não resistiram. Holly Bowles, uma das vítimas, foi transferida para um hospital em Bangcoc, na Tailândia, onde faleceu. “O trágico falecimento de Holly Bowles será sentido por todos os australianos”, lamentou a ministra das Relações Exteriores da Austrália, Penny Wong, em comunicado.
Investigação e alerta internacional
A polícia turística do Laos informou que o gerente vietnamita do hostel foi detido para interrogatório, mas até o momento nenhuma acusação formal foi apresentada. A principal suspeita é de que as mortes foram causadas por álcool adulterado com metanol, uma substância altamente tóxica.
Diante do ocorrido, as autoridades britânicas e australianas reforçaram os alertas para os riscos de envenenamento por metanol ao consumir álcool em países do sudeste asiático, incluindo o Laos.