Os três polos de atendimento criados pela Prefeitura de Marília para enfrentar a epidemia de dengue superaram 25 mil atendimentos em apenas 60 dias. A estrutura, implantada por iniciativa do prefeito Vinicius Camarinha em 10 de fevereiro, vem garantindo suporte contínuo à população e desafogando as demais unidades de saúde da cidade.
Até as 12h desta quinta-feira (10), os polos somavam 25.430 atendimentos, o que representa uma média de mais de 423 pessoas por dia. O polo central, localizado na sede da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), com funcionamento 24 horas, concentrou a maior parte da demanda, com 18.535 atendimentos — o equivalente a 72,89% do total.
Os demais polos também vêm cumprindo papel importante no enfrentamento da crise sanitária. O da zona sul, na UBS Nova Marília, registrou 4.369 atendimentos (17,18%), enquanto o da zona norte, na UBS Santa Antonieta, contabilizou 2.526 (10,17%). Ambos operam diariamente das 15h às 21h.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou que a antecipação da Prefeitura foi essencial para evitar a sobrecarga do sistema. Ela reforçou o trabalho das equipes nas ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor, com mutirões, visitas domiciliares e orientações em toda a cidade. “Pedimos também o apoio da população. A vistoria em quintais é essencial para eliminar criadouros e reduzir os casos”, afirmou.