A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e do Programa Municipal de Imunização, está promovendo novas ações para ampliar a cobertura da vacinação contra a gripe (Influenza). Das 48.430 doses recebidas, apenas 17.706 foram aplicadas até o momento, o que representa 36,56% do total. Considerando apenas os grupos prioritários, a cobertura é ainda menor: apenas 10,58%.
Entre as estratégias adotadas, destaque para o polo de vacinação montado no evento “Domingo da Família”, na avenida das Esmeraldas, neste domingo (4) e para a imunização de servidores no Paço Municipal nesta segunda-feira (5). A vacina trivalente de 2025 protege contra as cepas A/Victoria (H1N1), A/Croácia (H3N2) e B/Áustria (linhagem Victoria), as mais comuns no hemisfério Sul.
Em Marília, a vacinação está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade, disponível em todas as unidades de saúde de segunda a sexta, das 7h às 17h. A UBS Nova Marília, com horário estendido até 22h, também oferece a vacina.
O próximo sábado, dia 10 de maio, será marcado pelo Dia D de vacinação, que terá polos volantes distribuídos pela cidade. A iniciativa busca reforçar a cobertura dos grupos prioritários e permitir a atualização da caderneta vacinal. A secretária municipal de Saúde, Paloma Libanio, destacou a importância da ação e a expectativa de atingir um maior número de pessoas.