A partir desta quinta-feira (23), aposentados e pensionistas que desejarem autorizar novos empréstimos consignados deverão realizar a identificação biométrica. A exigência foi oficializada pelo INSS em despacho publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (20).
De acordo com o texto assinado pelo presidente Gilberto Waller Junior, todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos só poderão ser feitos com biometria validada nas bases do governo federal, via plataforma Meu INSS.
A biometria, feita por reconhecimento facial ou impressão digital, busca ampliar a segurança no processo e corrigir vulnerabilidades operacionais. A medida cumpre determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), que já havia solicitado o uso obrigatório desse tipo de autenticação para descontos em folha, inclusive em mensalidades associativas.
Desde o último dia 8, novas autorizações para consignados estão suspensas. A decisão acompanha a negativa do TCU a um recurso apresentado pelo INSS, que alegava já adotar mecanismos de controle eficazes.
O aplicativo Meu INSS também poderá ser usado para consultar instituições financeiras e verificar taxas de juros antes da contratação de empréstimos.