Um incêndio florestal de grandes proporções atinge a região de Pinelands, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, e já destruiu cerca de 4.700 hectares. Segundo o Serviço de Bombeiros do estado, o foco principal — conhecido como incêndio de Jones Road — está ativo e foi contido em apenas 30% até o momento. Apesar da gravidade, o fogo não ameaça mais áreas residenciais.
As autoridades estaduais destacaram que este pode ser o maior incêndio em Nova Jersey em duas décadas. O último registro de grande magnitude ocorreu em maio de 2007, quando um foco semelhante destruiu aproximadamente 6.900 hectares na mesma região.
Na ausência do governador Phil Murphy, que está em viagem internacional, a vice-governadora Tahesha Way decretou estado de emergência. “Neste momento, não houve perda de vidas e nenhuma casa foi danificada”, afirmou Way em publicação na rede X (antigo Twitter).
O incêndio começou na última terça-feira (22), na Greenwood Forest Wildlife Management Area, nos arredores dos municípios de Lacey, Ocean e Barnegat, no condado de Ocean — uma região com cerca de 64 mil habitantes, situada a 24 quilômetros da costa do Atlântico.
Durante a crise, moradores foram retirados de suas residências, mas as ordens de evacuação já foram suspensas. Trechos da rodovia Garden State Parkway também foram bloqueados temporariamente, sendo reabertos na quarta-feira (23).
A causa do incêndio ainda está sendo investigada, e não há prazo definido para a contenção total das chamas. Os bombeiros alertam que o fogo deve continuar por mais alguns dias, até que ocorra chuva suficiente para conter o avanço.
Em 2025, o estado já contabiliza quase o dobro da média de incêndios florestais registrada em anos anteriores. Foram 662 focos que devastaram 6.700 hectares até o momento.