Marília
18°C

- PUBLICIDADE -

POMPEIA

Incêndio em Paulópolis mobiliza Defesa Civil e evita desastre ambiental

Fogo se aproximou de resíduos em área de triagem; ação rápida impediu maiores danos
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

Um incêndio de grandes proporções atingiu, na manhã desta sexta-feira (16), uma área de vegetação próxima ao setor de triagem e transbordo de resíduos da Prefeitura de Pompeia, nas imediações do distrito de Paulópolis.

O fogo se espalhou rapidamente por causa dos ventos e chegou a ameaçar materiais como resíduos de poda e limpeza pública — alvos recorrentes de incêndios criminosos.

A situação só foi controlada graças à ação rápida da Defesa Civil e de servidores municipais. A operação foi coordenada pelo secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Fernando Boschi Martins, e por Claudemir Soares, coordenador da Defesa Civil e da Brigada Municipal.

“Foi uma corrida contra o tempo. Atuamos com agilidade e conseguimos evitar que as chamas atingissem os resíduos. Poderia ter sido um desastre”, afirmou Claudemir.

Fernando Boschi reforçou a importância da conscientização. “Uma queimada feita sem responsabilidade coloca tudo em risco: o meio ambiente, a saúde das pessoas, o patrimônio público e a fauna.”

Queimadas ilegais são crime. A Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/1998) prevê reclusão de dois a quatro anos e multa. Também há punições previstas em legislações estaduais e municipais.

A Prefeitura de Pompeia pede que a população denuncie qualquer suspeita de incêndio criminoso. As denúncias podem ser feitas à Defesa Civil pelo telefone (14) 99665-6500 ou à Polícia Ambiental. A colaboração da comunidade é fundamental para evitar tragédias.

Compartilhar essa notícia

- PUBLICIDADE -