Em 2024, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFamema) tem apresentado um aumento contínuo tanto no número de cirurgias quanto nos atendimentos ambulatoriais, em comparação com o mesmo período de 2023. Dados do Departamento de Gestão da Informação e Contratualização (Degic) mostram que, até setembro, foram realizadas quase 5 mil cirurgias e mais de 1,15 milhão de atendimentos ambulatoriais, representando um crescimento de 3,16% e 9,10%, respectivamente.
O hospital destacou que, mesmo com desafios, especialmente em neurocirurgia, os números de procedimentos cirúrgicos têm mostrado uma evolução constante. De janeiro a março, foram realizadas 1.526 cirurgias, número que subiu para 1.620 no segundo trimestre e alcançou 1.813 entre julho e setembro, refletindo um aumento de quase 20% em relação ao início do ano.
Nos atendimentos ambulatoriais, o crescimento foi de 6,63% de janeiro a setembro, com quase 400 mil consultas realizadas no terceiro trimestre. O HCFamema atribui esses resultados à reestruturação dos serviços hospitalares e à otimização de recursos, com foco na gestão do tempo e no aprimoramento das equipes.