Josimar Costa Pereira, de 55 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (15) no Hospital das Clínicas de Marília. Ele estava internado em estado grave desde o último domingo (11), após sofrer um acidente doméstico durante um almoço em família no Jardim Nacional, zona sul da cidade.
O incidente aconteceu no momento em que Josimar preparava o churrasco. Uma lata com produto inflamável explodiu ao lado da churrasqueira, provocando queimaduras em cerca de 55% do corpo da vítima.
Ele foi socorrido com urgência e levado ao HC, onde recebeu os primeiros atendimentos. Devido à gravidade do caso, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu.
A filha dele, Priscila Campos Requena, confirmou o falecimento e relatou o drama da família nas redes sociais. Ela explicou que, apesar da mobilização de autoridades e profissionais da saúde, o pai não tinha condições clínicas para ser transferido a uma Unidade de Terapia de Queimados (UTQ).
O velório e sepultamento devem ocorrer ainda nesta quinta-feira. A família agradeceu as manifestações de apoio e solidariedade.
Sem unidade especializada em queimaduras
Casos como o de Josimar reacendem o debate sobre a falta de uma UTQ credenciada pelo SUS em Marília. Por décadas, esse tipo de atendimento era realizado na Santa Casa, mas o serviço foi encerrado.
Hoje, quando há necessidade de internação em unidade especializada, os pacientes dependem da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) para serem transferidos a hospitais de outras cidades.