O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) eternizou nesta terça-feira (13) mais quatro nomes no Hall da Fama do Esporte. Em cerimônia realizada no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, foram homenageados a ginasta Daiane dos Santos, o tenista Gustavo Kuerten (Guga), a judoca Edinanci Silva e o atirador Afrânio da Costa.
Daiane, campeã mundial em 2003, emocionou-se ao lembrar a trajetória que a levou a se tornar símbolo da ginástica artística no Brasil. “É difícil descrever esse sentimento. Me sinto lisonjeada por representar tantos atletas e por fazer parte dessa história”, disse a ex-ginasta de 42 anos.
Guga, tricampeão de Roland Garros, destacou o papel da inspiração no esporte. “Via outros ídolos e pensava: sou brasileiro também, vai dar certo”, afirmou o ex-tenista ao celebrar a conquista simbólica.
Edinanci, que disputou quatro Olimpíadas, levou à cerimônia um mandacaru de madeira como símbolo de suas raízes nordestinas. “Nunca deixei minha terra. Sempre carreguei um pedacinho dela comigo, até nas competições mais distantes”, declarou.
Já Afrânio da Costa, falecido em 1979, foi lembrado como o primeiro medalhista olímpico brasileiro, com prata e bronze em Antuérpia-1920. Sua trajetória será contada na página oficial do COB, garantindo que futuras gerações conheçam sua importância histórica.
Com essas inclusões, o Hall da Fama do Esporte Brasileiro soma agora 39 atletas que marcaram o país, medalhistas ou não, reconhecidos por sua excelência e legado ao esporte nacional.