Marília passou a integrar a lista de cidades paulistas que contam com bombas de combustíveis equipadas com tecnologia antifraude. O município já possui três bombas com o sistema, instaladas em um posto localizado na avenida Jóquei Clube, na área urbana da rodovia Transbrasiliana (BR-153).
O equipamento integra uma plataforma digital lançada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP). Por meio dela, é possível localizar em tempo real os 143 postos do Estado que operam as 360 bombas antifraude.
Essa inovação é importante para reduzir fraudes no volume de combustível fornecido, problema comum no setor. “São as chamadas fraudes digitais, que inserem um chip na bomba e alteram a medição. O consumidor pode colocar 40 litros no tanque e a bomba registrar 48”, explicou Marcos Guerson, superintendente do Ipem-SP.
A tecnologia foi regulamentada pelo Inmetro em março deste ano, com a portaria nº 170, que exige a instalação do sistema nas bombas fabricadas a partir da regulamentação e determina a substituição imediata em equipamentos fraudulentos.
Entre os mecanismos de segurança estão lacres eletrônicos, selos de autenticidade, softwares de controle e comunicação em tempo real com o Inmetro. Caso haja tentativa de adulteração ou abertura indevida da bomba, o sistema bloqueia o abastecimento e notifica automaticamente os órgãos fiscalizadores.
Os consumidores podem consultar a lista de postos com bombas antifraude pelo site do Ipem-SP. A expectativa é que todos os estabelecimentos estejam adequados até 2029.
Além de Marília, cidades como Garça, Tupã e Cafelândia também contam com bombas antifraude em diversos postos. Já Pompeia, Ourinhos, Paraguaçu Paulista e Assis ainda não possuem essa tecnologia.