A escola estadual Benito Martinelli, na zona norte de Marília, foi confirmada nesta terça-feira (29) como integrante do Programa das Escolas Cívico-Militares (ECM), promovido pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. A unidade está entre as 100 selecionadas em todo o Estado, conforme publicação no Diário Oficial.
A escolha levou em conta critérios como vulnerabilidade social e desempenho educacional. No Portal da Transparência, a escola apresenta nota 2.14 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos finais do ensino fundamental e 1.56 no ensino médio. A unidade atende alunos do 6º ao 9º ano, além do ensino médio.
A Benito Martinelli foi uma das três escolas de Marília que solicitaram participação no programa. As unidades Oracina Corrêa de Moraes Rodine (zona oeste) e Edson Vianei Alves (zona norte) ficaram de fora da seleção inicial.
A mudança para o modelo cívico-militar começa já no próximo semestre. O programa prevê a atuação de policiais militares aposentados em atividades extracurriculares, com foco em disciplina e civismo. Esses profissionais não portarão armas e estarão subordinados à direção escolar.
Os alunos da escola cívico-militar deverão utilizar uniforme específico com brasão da nova modalidade e, conforme o programa, terão que bater continência como parte da rotina disciplinar.