Três astronautas chineses retornaram à Terra após seis meses na estação espacial Tiangong, onde desenvolveram experiências científicas e aprimoraram a estrutura da base orbital. A cápsula da missão aterrissou com segurança nesta quarta-feira (30), usando um paraquedas vermelho e branco, em Dongfeng, na Mongólia Interior.
A chegada havia sido adiada por um dia devido a condições climáticas adversas, como ventos fortes e baixa visibilidade — comuns na região desértica de Gobi nesta época do ano.
A missão foi conduzida pelos astronautas Cai Xuzhe, Song Lingdong e Wang Haoze, que entregaram o comando da estação para a nova tripulação enviada pela nave Shenzhou 20, acompanhada de equipamentos para novas experiências científicas.
Durante a estadia, os astronautas realizaram a mais longa caminhada espacial da história do programa chinês — nove horas — além de melhorias na estação. A Tiangong, construída exclusivamente pela China, reafirma o protagonismo do país na corrida espacial após sua exclusão da Estação Espacial Internacional.
Com uma trajetória crescente no setor, a China já alcançou marcos como o envio de um robô a Marte e uma sonda ao lado oculto da Lua. O próximo passo é colocar um astronauta em solo lunar até 2030.