A partir desta segunda-feira (16), aposentados já podem consultar, nas agências dos Correios, as respostas de associações e sindicatos sobre os descontos feitos nos benefícios do INSS. O atendimento é voltado para quem contestou cobranças de mensalidades e prefere não usar o aplicativo Meu INSS.
Nas unidades habilitadas, o cidadão pode verificar se houve desconto, apresentar uma nova contestação ou acessar os documentos enviados pelas entidades. Também é possível obter um protocolo com orientações para acompanhar o caso pelo 135 ou pelo aplicativo.
As associações têm até 15 dias úteis para responder às contestações. O INSS está liberando as respostas conforme esse prazo termina. Se a entidade não apresentar provas de autorização, o INSS inicia a cobrança dos valores para devolver o dinheiro ao aposentado. Nesses casos, o beneficiário só precisa acompanhar o andamento do processo.
Se a associação alegar ter autorização ou decisão judicial que justifique o desconto, o aposentado deve se manifestar em até 30 dias. Ele pode aceitar ou contestar os argumentos, usando o Meu INSS ou comparecendo a uma agência dos Correios.
A lista de agências habilitadas está nos sites do INSS e dos Correios. Também é possível consultá-la pelo número 135. No entanto, é importante lembrar que a consulta completa às respostas só está disponível presencialmente ou pelo app. Por telefone, não é possível visualizar os documentos enviados pelas entidades.