A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (27), a suspensão da venda do creme dental Colgate Clean Mint em todo o Brasil. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e valerá enquanto a agência investiga as denúncias de reações adversas associadas ao produto.
Usuários relataram problemas após o uso do creme dental, como feridas na boca, inchaço e irritação, o que motivou a Anvisa a agir preventivamente para proteger a saúde pública.
A linha Clean Mint foi lançada como uma atualização do Colgate Total 12, com mudanças em sua fórmula. Entre as alterações, a empresa substituiu o fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho, conforme informações do Estadão. Desde então, surgiram notificações de efeitos adversos, como:
- Inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral;
- Sensação de ardência e dormência na boca e lábios;
- Boca seca;
- Gengiva irritada;
- Vermelhidão.
A Anvisa informou que, até o momento, foram registradas oito notificações, envolvendo 13 eventos adversos relacionados ao uso da pasta de dente.
Além das notificações oficiais, a plataforma ReclameAqui já contava com diversas queixas sobre alergias e desconforto causados pelo produto. Diante do volume de reclamações, a Anvisa aplicou a suspensão com base na Lei 6.360/1976, que permite a interdição temporária de produtos que representem risco à saúde pública, até que a segurança seja reavaliada.