A atleta paralímpica Alana Maldonado, revelada pela Amei (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos), é tricampeã mundial de judô. A conquista aconteceu na cidade de Astana, no Cazaquistão, onde Alana venceu a cazaque Ayala Mereke na final da categoria até 70kg J2.
Com o título, ela se tornou a primeira brasileira a conquistar o tricampeonato mundial na modalidade. Em suas redes sociais, Alana celebrou o feito com emoção: “Cada gota de suor, cada dor, cada desafio… tudo valeu a pena!”
Natural de Tupã, Alana deu seus primeiros passos no judô paralímpico com o apoio da Amei, em Marília, a partir de 2014. Hoje, defende o Palmeiras, em São Paulo, e conta com o patrocínio de grandes marcas, incluindo a Unimar (Universidade de Marília).
Ela viajou com a delegação da Seleção Brasileira e celebrou não apenas o título, mas a representatividade da conquista: “Ser mulher, ser atleta, ser deficiente visual e ser TRICAMPEÃ MUNDIAL! Que a minha jornada inspire você a nunca desistir dos seus sonhos.”
Em 2024, Alana também brilhou nos Jogos Paralímpicos de Paris, onde se consagrou bicampeã olímpica na mesma categoria.